Qconn

PIPES: Uma linguagem para processamento distribuído de eventos complexos

PIPES: Uma linguagem para processamento distribuído de eventos complexos

Location: 
Sala 6
Dia/Hora: 
Quarta-feira, 6:20pm - 7:10pm
Resumo: 

Nesta palestra serão apresentados os desafios, limitações e soluções para escrever uma linguagem para JVM especializada em Stream Processing e Complex Event Processing (CEP). 

 

Estes são temas cada vez mais comuns na indústria, porém, apesar de a academia discutir há anos técnicas para paralelização de motores de regras, poucos produtos comerciais foram desenvolvidos na área.

 

A linguagem PIPES e o motor por trás dela foram criados com o desafio de processar dezenas de bilhões de eventos diariamente, correlacionando logs, page views e eventos de infraestrutura em sites que atendem a milhões de usuários, como Globo.com e Walmart.com.br.

 

Veja, nesta palestra, como se deu o projeto desta linguagem – onde a escalabilidade horizontal é tratada como cidadã de primeira classe.

imagem de Juan_Lopes
Juan Lopes é bacharel e mestrando em Ciência da Computação pela UERJ, ex-competidor do ICPC, atual campeão brasileiro do IEEEXtreme. Trabalha na Intelie desenvolvendo sistemas distribuídos com foco em processamento de eventos complexos para infraestrutura de TI e negócios.