Qconn

Tsuru: Deploys contínuos baseados em containers

Tsuru: Deploys contínuos baseados em containers

Location: 
Sala 4
Dia/Hora: 
Quarta-feira, 3:55pm - 4:45pm
Resumo: 

Tradicionalmente, subir aplicações para produção de maneira rápida e com o mínimo de impacto não é tarefa simples – mas isso vem mudando ao longo dos anos. A Globo.com vem utilizando o tsuru para amenizar e resolver este problema.

 

Nascido e utilizado em produção na Globo.com, o tsuru é um PaaS open source baseado em componentes. O tsuru tem o objetivo de facilitar a vida de desenvolvedores de aplicações web, permitindo-os focar na construção de suas aplicações, sem ter de se preocupar como será o ambiente de execução da aplicação. Esse PaaS se encarrega de prover os recursos necessários para que a aplicação possa ser disponibilizada para o mundo.

 

Dentre os recursos disponíveis, é possível destacar a camada de "virtualização": o código da aplicação roda em containers providos pelo Docker. Outra funcionalidade bastante relevante para aplicações é a oferta de serviços: provedores de serviços podem oferecer serviços como MySQL, memcached e MongoDB, que podem ser consumidos pelas aplicações de forma automática. 

 

Qualquer serviço pode ser oferecido no tsuru, basta apenas que o provedor do serviço implemente uma API HTTP para o serviço e pronto: desenvolvedores poderão criar instâncias e acessa-las através de suas aplicações.

imagem de Andrews.Medina
Entusiasta de Python, Django e TDD, Andrews atua como desenvolvedor web na globo.com. Nos momentos livres dedica-se ao rock, surf, skate e no desenvolvimento de projetos open source. Participa da liderança da comunidade djangobrasil, é moderador da lista pythonbrasil e co-fundador do #cobrateam. @andrewsmedina