Qconn

Tutorials

Os Tutoriais são sessões aprofundadas com duração entre 3 e 4 horas. Têm enfoque prático e participação de profissionais experientes e respeitados, inclusive internacionais. Os tutoriais acontecem no dia 23 de setembro, no Centro de Convenções SulAmérica, em 4 salas simultâneas, e são elemento tradicional e muito popular nos principais QCons mundiais. Não perca essa oportunidade sofisticada de aprendizado com grandes especialistas do mercado!

Confira os tutoriais já confirmados para esta edição:

Conheça neste tutorial, um conjunto de APIs essenciais a todo desenvolvedor Java moderno. Veja uma releitura de técnicas mainstream, como CDI e Reflection, e uma visão pragmática de técnicas não tão conhecidas como Metaprogramação. Serão também explorados tópicos de programação concorrente – e o que é essencial no esperado suporte a programação funcional lançado no Java 8.


Alguns dos tópicos abordados:


- Programação funcional no Java – O mínimo que todo desenvolvedor Java deveria saber sobre as novas APIs do Java 8, lambdas e programação funcional;
- CDI – Como o baixo acoplamento e injeção de dependências podem revolucionar suas aplicações;
- Metaprogramação e Reflection - Veja como usar um dos "segredos" por trás de grande parte dos principais frameworks Java EE;
- Concorrência – Como se beneficiar, de verdade, do suporte à programação concorrente na plataforma Java.


O tutorial será composto de um equilíbrio entre prática e ferramental teórico, e os participantes sairão com conhecimentos concretos, aplicáveis no seu trabalho diário.

Há anos é notório para nós desenvolvedores que não realizar certas práticas como TDD e integração contínua tem impacto direto sobre a qualidade do software que desenvolvemos. Ainda assim por muito tempo as empresas mantiveram essas práticas à margem de seu processo. Contudo, esse panorama mudou.

 

Mais e mais empresas passam a incentivar e estimular a criação de ambientes ágeis, onde seja possível entregar software com rapidez, qualidade, controle e baixo risco. A técnica de Continuous Delivery e toda a variedade de disciplinas e práticas por trás disso estão no centro da execução desses princípios e da mudança cultural necessária para otimizar os processos de desenvolvimento de software.

 

Neste tutorial vamos aliar teoria e prática para mostrar como é possível e rápido montar sua linha de produção contínua de software, levando em conta testes, feedback rápido, versionamento, geração de pacotes, promoção de código entre ambientes e deploy em produção, inclusive com técnicas de entrega gradual, como canary releasing. Utilizando ferramentas como Jenkins, Git, Maven e Chef você vai nos ajudar a definir os rumos deste tutorial e aplicar as mudanças ao vivo em a uma aplicação Java, acompanhar todo o ciclo e ver a mudança ir para produção.

In this tutorial, we present a fast-paced introduction to Apache Cassandra. The tutorial will be broken up into two major topics.

 

First is an introduction to the internals of an Apache Cassandra cluster: How data is partitioned, replicated, and managed from an operational perspective. The second part will discuss how to use Apache Cassandra from applications using the Cassandra Query Language (CQL). We will also discuss patterns and anti-patterns for Cassandra applications.

 

Examples will be approachable, and the audience will be able to follow along if they desire.
After this tutorial you will have the knowledge necessary to bring up a Cassandra cluster, store data, and query it effectively – while avoiding some of the most typical mistakes that are made by new users.

Neste tutorial, através de uma mistura de teoria e dinâmicas, você verá na prática vantagens, desvantagens de várias práticas Agile fundamentais – e os resultados da utilização dessas práticas para melhorar a produtividade e a comunicação entre equipes de negócio e desenvolvimento.

 

Serão exploradas práticas de métodos clássicos como Scrum e XP, além de técnicas modernas que estão mudando a forma de ver o Agile nas empresas.

 

Tópicos abordados:
- Planejamento e adaptação
- Timeboxing
- Retrospectivas
- Kanban e Quadros Visuais
- Gamestorming para estimular a criatividade e focar em resultados
- Ciclos PDCA
- Técnicas para otimizar o trabalho em equipe

Venha aprender nesse tutorial como integrar seus aplicativos com o Android Wear – o sistema operacional baseado em Android que é a base de uma nova geração de relógios, os smartwatches.

 

Serão abordados os conceitos do Android Wear, formas de integração e detalhes sobre a configuração do ambiente de desenvolvimento. Veremos também como realizar a sincronização com o emulador e como implementar notificações específicas para o Android Wear.

 

Como um dos exemplos, faremos o upload de uma aplicação para um smartwatch e fazer com que essa aplicação acionada por comandos de voz.

"Direto ao Ponto" é uma técnica para compreender e planejar as entregas incrementais dos MVPs – Minimum Viable Product, ou mínimo produto viável. A técnica organiza as ideias e funcionalidades em um modelo que busca compreender o objetivo principal do produto, considerando as jornadas dos usuários e os incrementos de entrega. Com atividades eficazes e rápidas, a técnica desafia as considerações tradicionais de projeto, como análise de requisitos, estimativas, escopo, capacidade e planejamento detalhado.


Neste tutorial você será guiado a partir de uma visão do produto e a criação de um plano enxuto para entregas incrementais do MVP. Um produto real será seleccionado e as técnicas do Direto ao Ponto serão apresentadas e praticadas.


Ao final do workshop voce terá aprendido teoria e atividades práticas sobre: visão de produto, personas, features, priorização, jornadas de usuário, mapeamento de valores, entendimento e esforço, extrapolação de estimativa, cálculo de capacidade, e compreensão e sequenciamento de MVP.

What does a mouse drag event have in common with an Array of numbers? The answer may surprise you: they are both collections. This key insight holds the key to dramatically simplifying asynchronous programming in JavaScript


In full-day tutorial you will learn how you can use familiar JavaScript Array methods to create surprisingly expressive asynchronous programs. Using just a few functions, you will learn how to:

  • Declaratively build complex events out of simple events (ex. drag n' drop)
  • Coordinate and sequence multiple Ajax requests
  • Reactively update UIs in response to data changes
  • Eliminate memory leaks caused by neglecting to unsubscribe from events
  • Gracefully propagate and handle asynchronous exceptions


We'll explore the Reactive Extensions (Rx) library (https://rx.codeplex.com/) which allows us to treat events as collections. You'll learn patterns you can use on both the client and the server, allowing you to build end-to-end reactive systems.